CMEI MORADIAS AUGUSTA

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ATIVIDADES MATERNAL II


 
Inspirados no Livro “ O gato Viriato” de Roger Mello a turma do maternal II resolveu fazer arte e criar uma bela obra com vários materiais e tintas bem coloridas.
 A idéia dos educadores surgiu com o intuito de possibilitar às crianças o contato com diferentes materiais. Isto foi uma maneira de ampliar a capacidade de expressão dos pequenos e o conhecimento que eles têm do mundo. Os educadores da turminha também contam que assim as crianças começam a ter experiências estéticas já que podem agir sobre papéis e telas produzindo algo que pode ser visto e apreciado pelos demais. As obras ficaram lindas e foram muito apreciadas pelas outras crianças e famílias.





ATIVIDADES DO BERÇARIO

CAMA DE GATO


Os bebês estão em constante conhecimento de espaço e de suas próprias possibilidades de movimento. Pensando em ampliar isto, as educadoras do berçário promoveram uma sequência didática em que as crianças precisavam transpor obstáculos e se locomoverem: arrastando-se, andando e engatinhado. Cada bebê, a partir de suas possibilidade, é incentivado a descobrir novos movimentos.














MELECA COM OS BEBÊS

A turminha de berçário está cada vez mais sabida. Os bebês têm oportunidade de explorarem diferentes texturas e desenvolverem, assim, o conhecimento de mundo por meio do trabalho com as melecas. Tinta, terra, água e gelatina fazem parte dos materiais utilizados para estes momentos. Os bebês demonstram  muito interesse pelas melecas. Sempre que são propostas é a maior festa e alegria!





MOMENTO DE FORMAÇÃO


  No dia 11 de agosto os profissionais  do CMEI receberam a psicóloga Mari Ângela Calderari para uma palestra sobre desenvolvimento infantil e limites na infância.
Foi uma manhã bastante agradável com trocas de experiências. “Nestes momentos podemos refletir sobre a prática e aprimorar nossas ações em prol de uma educação de qualidade” conta a pedagoga Larissa.




SÁBADO DE INTEGRAÇÃO AGOSTO


No sábado 18 de agostoas famílias do CMEI Moradias Augusta foram convidadas para o tradicional Café da Manhã e para um  momento de palestra com a Dra. Claudete. Nesta oportunidade, as famílias receberam orientações sobre auto-medicação e puderam esclarecer dúvidas sobre este tema. Esta foi mais uma etapa do Projeto Família! Após este momento, as crianças e famílias tiveram um gostoso momento de interação com gincanas e brincadeira. Tivemos: Caça ao tesouro, circuito, brincadeiras com bexigas, Concurso de construções na areia, corrida do saco, entre outros.O momento Cultural foi a apresentação do musical " Linda Rosa Juvenil" pela turma do Maternal III a.
Receber as famílias no CMEI é sempre uma grande alegria para os profissionais e crianças!
Veja o convite abaixo enviado às famílias e as fotos do evento.





SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS


A SEP (Semana de Estudos Pedagógicos) é realizada anualmente nos CMEIs e Escolas, com a função de viabilizar aos profissionais formação continuada de qualidade. Durante as palestras, oficinas e encontros são abordados temas pertinentes ao trabalho desenvolvido com as crianças da Educação infantil e Ensino Fundamental. Além das palestras a programação conta com momentos culturais variados como: música, teatro e outras apresentações culturais. A organização da SEP do CMEI Moradias Augusta ocorreu conforme organização que segue:

No PARANÁ CLUBE nos dias 24 e 26 de julho. A partir das 8:30. No contraturno destes dias os estudos foram realizados no CMEI:
23/07/12 –             CMEI –          8:00 AS 12:00
                                              
13:00 AS 17:00
24/07/12 –             PARANÁ CLUBE – MESA REDONDA LEA TIRIBA - 8:00 AS 12:00

                        CMEI –           14:00 AS 18:00

25/07/12 - CMEI –          8:00 AS 12:00
                                              
13:00 AS 17:00
 26/07/12 - PARANÁ CLUBE – PALESTRA LUCIANA HUBNER -           8:00 AS 12:00

CMEI –          14:00 AS 18:00

27/07/12 - CMEI –          8:00 AS 12:00
                                              
13:00 AS 17:00

A organização dos momentos de estudos no CMEI também proporcionaram descontração aos profissionais: com momentos culturais, um café delicioso de boas vindas e até mesmo um passeio ao Bosque Campo Comprido, conforme relatam as fotos aqui exibidas. 







MOSTRA DE TRABALHOS

Na semana de 02 a 04 de julho ocorreu, no CMEI Moradias Augusta, à exposição das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre. Cada turma mostrou aquilo que aprendeu. São diversas as áreas contempladas. A turminha do MIII mostrou as tentativas de escrita e jogos realizados ao longo do semestre. Já o berçário trouxe um pouquinho do desenvolvimento de cada crianças e atividades preferidas dos pequenos por meio do Álbum do bebê. Na turminha do maternal II destacou-se a criação de um espaço com os cantinhos preferidos da turminha. Por fim, a turminha do Maternal I apresentou o diário da turma com fotos e relatos das atividades.






SÁBADO DE INTEGRAÇÃO JUNHO

No  sábado 30 de junho as famílias participaram de momentos especiais junto às crianças no CMEI. Tivemos um delicioso lanche junino. Para o momento cultural todos puderam apreciar uma apresentação de dança Flamenca.  

O Dr. Urildo veio colaborar com a palestra sobre o Desenvolvimento Infantil. Por fim, as famílias foram convidadas para uma roda de conversa sobre o desenvolvimento das crianças e atividades realizadas no CMEI. Todos também receberam os pareceres dos seus filhos.








FESTA JUNINA


As crianças do CMEI participaram de um momento da cultura brasileira na Festa Junina (interna) que ocorreu no dia 29 de junho. A animação dos pequenos era contagiante. Todos queriam brincar nas diferentes propostas. Tivemos: Boca de palhaço, derruba latas, pescaria, entre outras brincadeiras.  




TEATRO DA GUARDA MUNICIPAL

No dia 26 de junho recebemos no CMEI o Teatro da Guarda Municipal com o tema: “Auto cuidado e higiene”. As crianças ficaram muito atentas e entusiasmadas. A peça trouxe diversas canções que foram apreciadas por todos. As educadoras e professoras acharam o teatro bastante interessante, pois a temática veio contribuir com os trabalhos realizados com os pequenos na área de Identidade.



 


PROJETOS CANTOS


PROJETO CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS –  UMA ROTINA POSSÍVEL 

OBJETIVOS GERAIS: - Implementar as propostas de cantos no CMEI Moradias Augusta nos diferentes espaços do CMEI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Reflexão da equipe de professores e educadores sobre a intencionalidade dos cantos na Educação Infantil

                                                   - Criação de Cantos de atividades diversificadas no pátio do CMEI enquanto ambiente educativo.
                                                 - Estabelecer os cantos enquanto atividade permanente no CMEI

JUSTIFICATIVA: A partir de um diagnóstico inicial foi percebido que as turmas do CMEI ainda não possuíam as brincadeiras de cantos enquanto ambientes construído diariamente e que as brincadeiras se configuravam de forma mais espontânea. Por isso, percebeu-se a necessidade da realização de estudos sobre a temática junto aos educadores e professores, bem como a organização de ambientes de cantos. 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

1ª ETAPA: Realização de reunião pedagógica com a estratégia de análise de situação homólogas de canto. Os educadores e professores vivenciam propostas de cantos de atividades diversificadas como: Canto da leitura (com revistas e livros), canto da bijuteria (confecção de peças de bijuteria), canto de jogos e canto da arte. Após está proposta segue-se a idéia de discussão acerca da diferença de ambiente e espaço de aprendizagens.

2ª ETAPA: Em reunião pedagógica trabalhar com a equipe de professores e educadoras a fundamentação teórica sobre a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil, além de propor análise de bons modelos, com fotos de ambientes com situações de cantos de atividades diversificadas.

3ª ETAPA: Estudo do texto: Diversão em todos os cantos (Revista nova escola – edição jan/fev 2008) durante as permanências. Realizar com a equipe um levantamento dos critérios necessários para a construção dos cantos.

4ª. ETAPA:  Planejamento de ambientes de cantos nas salas enquanto atividade permanente.

5ª ETAPA: Organização de cantos no pátio do CMEI. Cada turma ficará responsável pelo planejamento, confecção e organização de um dos cantos que será levado para pátio para uso comum das turmas.

6ª ETAPA: Realizar um momento de inauguração destes cantos com a integração entre as turmas.


 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:  Fotos, relatos dos professores e educadores, registros dos comentários das crianças.










terça-feira, 11 de setembro de 2012

DIA DO DESAFIO


DIA 30 DE MAIO É O DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades em benefício da saúde e bem-estar e consiste na disputa entre cidades na mobilização de pessoas para a prática de atividades físicas. Curitiba competiu com as cidades de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia e Tegucigalpa em Honduras e ganhou.

Criado em 1983 e realizado em todo o mundo, o Dia do Desafio é organizado em Curitiba pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura.


Em comemoração ao dia do desafio aconteceram diversas atividades no CMEI, os pais foram recepcionados com um jogo de amarelinha, depois no interior do Cmei havia um circuito com alguns obstáculos. Veja as fotos abaixo:


Atividades



DIA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL


No dia 18 de maio ocorreu no Cmei Moradias Augusta um movimento de panfletagem, esclarecimentos para o combate ao abuso e violência sexual infanto- juvenil. Já no início da manhã a pedagoga Larissa Ferraz Leite e a agente administrativa Cláudia Tavares do Nascimento receberam a comunidade do Cmei na entrada e calçadas do mesmo. Foi realizada a panfletagem e a divulgação de informações sobre a maneira de identificar os abusos e a necessidade da denúncia quando observadas situações em que ele ocorre. Os motoristas que paravam no Cmei também foram convidados a defender esta causa e aplicaram adesivos nos veículos.

Faça a sua parte, denuncie através do 156 ou 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo.



SÁBADO INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM MAIO.


No dia 19 de maio tivemos o primeiro Sábado de Integração com as famílias deste ano. As crianças e famílias do CMEI foram recepcionadas com um Café da manhã e momento cultural com músicos que trouxeram um pouco da MPB para a comunidade.
        Durante a manhã, as famílias tiveram uma palestra com a pedagoga Rosângela do CREAS, que abordou a importância de uma educação que ensine a criança a questão de limites.
        As famílias também puderam assistir a um vídeo com momentos de brincadeira das crianças nos cantos de atividades diversificadas. Para finalizar, todos foram convidados a vivenciarem uma oficina de Artes junto às crianças. Algumas das atividades propostas foram: confecção de imã de geladeira, pintura em pano de prato, confecção de bijuteria e decoupage.
        A diretora Thacyane comentou que o sábado de integração superou as expectativas e trouxe as famílias para vivenciarem a rotina do Cmei. Ela conta que  a integração e o comprometimento de todos os funcionários contribuiu para que a proposta fosse bem 

sucedida.



Convite enviado às familias

Imagem da festa