CMEI MORADIAS AUGUSTA

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROJETOS CANTOS


PROJETO CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS –  UMA ROTINA POSSÍVEL 

OBJETIVOS GERAIS: - Implementar as propostas de cantos no CMEI Moradias Augusta nos diferentes espaços do CMEI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Reflexão da equipe de professores e educadores sobre a intencionalidade dos cantos na Educação Infantil

                                                   - Criação de Cantos de atividades diversificadas no pátio do CMEI enquanto ambiente educativo.
                                                 - Estabelecer os cantos enquanto atividade permanente no CMEI

JUSTIFICATIVA: A partir de um diagnóstico inicial foi percebido que as turmas do CMEI ainda não possuíam as brincadeiras de cantos enquanto ambientes construído diariamente e que as brincadeiras se configuravam de forma mais espontânea. Por isso, percebeu-se a necessidade da realização de estudos sobre a temática junto aos educadores e professores, bem como a organização de ambientes de cantos. 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

1ª ETAPA: Realização de reunião pedagógica com a estratégia de análise de situação homólogas de canto. Os educadores e professores vivenciam propostas de cantos de atividades diversificadas como: Canto da leitura (com revistas e livros), canto da bijuteria (confecção de peças de bijuteria), canto de jogos e canto da arte. Após está proposta segue-se a idéia de discussão acerca da diferença de ambiente e espaço de aprendizagens.

2ª ETAPA: Em reunião pedagógica trabalhar com a equipe de professores e educadoras a fundamentação teórica sobre a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil, além de propor análise de bons modelos, com fotos de ambientes com situações de cantos de atividades diversificadas.

3ª ETAPA: Estudo do texto: Diversão em todos os cantos (Revista nova escola – edição jan/fev 2008) durante as permanências. Realizar com a equipe um levantamento dos critérios necessários para a construção dos cantos.

4ª. ETAPA:  Planejamento de ambientes de cantos nas salas enquanto atividade permanente.

5ª ETAPA: Organização de cantos no pátio do CMEI. Cada turma ficará responsável pelo planejamento, confecção e organização de um dos cantos que será levado para pátio para uso comum das turmas.

6ª ETAPA: Realizar um momento de inauguração destes cantos com a integração entre as turmas.


 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:  Fotos, relatos dos professores e educadores, registros dos comentários das crianças.










Nenhum comentário:

Postar um comentário