CMEI MORADIAS AUGUSTA

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROJETOS CANTOS


PROJETO CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS –  UMA ROTINA POSSÍVEL 

OBJETIVOS GERAIS: - Implementar as propostas de cantos no CMEI Moradias Augusta nos diferentes espaços do CMEI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Reflexão da equipe de professores e educadores sobre a intencionalidade dos cantos na Educação Infantil

                                                   - Criação de Cantos de atividades diversificadas no pátio do CMEI enquanto ambiente educativo.
                                                 - Estabelecer os cantos enquanto atividade permanente no CMEI

JUSTIFICATIVA: A partir de um diagnóstico inicial foi percebido que as turmas do CMEI ainda não possuíam as brincadeiras de cantos enquanto ambientes construído diariamente e que as brincadeiras se configuravam de forma mais espontânea. Por isso, percebeu-se a necessidade da realização de estudos sobre a temática junto aos educadores e professores, bem como a organização de ambientes de cantos. 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

1ª ETAPA: Realização de reunião pedagógica com a estratégia de análise de situação homólogas de canto. Os educadores e professores vivenciam propostas de cantos de atividades diversificadas como: Canto da leitura (com revistas e livros), canto da bijuteria (confecção de peças de bijuteria), canto de jogos e canto da arte. Após está proposta segue-se a idéia de discussão acerca da diferença de ambiente e espaço de aprendizagens.

2ª ETAPA: Em reunião pedagógica trabalhar com a equipe de professores e educadoras a fundamentação teórica sobre a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil, além de propor análise de bons modelos, com fotos de ambientes com situações de cantos de atividades diversificadas.

3ª ETAPA: Estudo do texto: Diversão em todos os cantos (Revista nova escola – edição jan/fev 2008) durante as permanências. Realizar com a equipe um levantamento dos critérios necessários para a construção dos cantos.

4ª. ETAPA:  Planejamento de ambientes de cantos nas salas enquanto atividade permanente.

5ª ETAPA: Organização de cantos no pátio do CMEI. Cada turma ficará responsável pelo planejamento, confecção e organização de um dos cantos que será levado para pátio para uso comum das turmas.

6ª ETAPA: Realizar um momento de inauguração destes cantos com a integração entre as turmas.


 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:  Fotos, relatos dos professores e educadores, registros dos comentários das crianças.










terça-feira, 11 de setembro de 2012

DIA DO DESAFIO


DIA 30 DE MAIO É O DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades em benefício da saúde e bem-estar e consiste na disputa entre cidades na mobilização de pessoas para a prática de atividades físicas. Curitiba competiu com as cidades de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia e Tegucigalpa em Honduras e ganhou.

Criado em 1983 e realizado em todo o mundo, o Dia do Desafio é organizado em Curitiba pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura.


Em comemoração ao dia do desafio aconteceram diversas atividades no CMEI, os pais foram recepcionados com um jogo de amarelinha, depois no interior do Cmei havia um circuito com alguns obstáculos. Veja as fotos abaixo:


Atividades



DIA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL


No dia 18 de maio ocorreu no Cmei Moradias Augusta um movimento de panfletagem, esclarecimentos para o combate ao abuso e violência sexual infanto- juvenil. Já no início da manhã a pedagoga Larissa Ferraz Leite e a agente administrativa Cláudia Tavares do Nascimento receberam a comunidade do Cmei na entrada e calçadas do mesmo. Foi realizada a panfletagem e a divulgação de informações sobre a maneira de identificar os abusos e a necessidade da denúncia quando observadas situações em que ele ocorre. Os motoristas que paravam no Cmei também foram convidados a defender esta causa e aplicaram adesivos nos veículos.

Faça a sua parte, denuncie através do 156 ou 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo.



SÁBADO INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS EM MAIO.


No dia 19 de maio tivemos o primeiro Sábado de Integração com as famílias deste ano. As crianças e famílias do CMEI foram recepcionadas com um Café da manhã e momento cultural com músicos que trouxeram um pouco da MPB para a comunidade.
        Durante a manhã, as famílias tiveram uma palestra com a pedagoga Rosângela do CREAS, que abordou a importância de uma educação que ensine a criança a questão de limites.
        As famílias também puderam assistir a um vídeo com momentos de brincadeira das crianças nos cantos de atividades diversificadas. Para finalizar, todos foram convidados a vivenciarem uma oficina de Artes junto às crianças. Algumas das atividades propostas foram: confecção de imã de geladeira, pintura em pano de prato, confecção de bijuteria e decoupage.
        A diretora Thacyane comentou que o sábado de integração superou as expectativas e trouxe as famílias para vivenciarem a rotina do Cmei. Ela conta que  a integração e o comprometimento de todos os funcionários contribuiu para que a proposta fosse bem 

sucedida.



Convite enviado às familias

Imagem da festa



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

BRINCANDO E APRENDENDO COM O KIDSMART...


           
            O Canto do computador, o Kidsmart, é utilizado diariamente como um dos cantos de atividades diversificadas na rotina semanal da turma do Maternal III. As crianças já possuem autonomia para definir a sua dupla, e o tempo é estipulado pela professora e educadoras, para que diversas crianças possam utilizar o computador.
            As crianças escolhem os jogos conforme as suas preferências, sendo os mais jogados, a Casa da Millie, a Casa da Trudy e os jogos do Sócrates.
            No início as crianças ficavam inibidas quanto ao uso do computador, mas com a confiança já adquirida, estão se tornando mais experientes quanto ao uso das ferramentas, bem como os seus acessórios, o teclado e mouse. Nas atividades o computador também está sendo um apoio primordial, com a utilização de seus diversos recursos e programas.
            Estes trabalhos com o computador tornam-se importantes nas aprendizagens de nossas crianças.